Dentro da Capela Sistina, é celebrada anualmente uma Missa por ocasião da Festa do Batismo do Senhor (primeiro domingo após a Epifania), durante a qual o Papa batiza recém-nascidos.

O processo para batizar um filho é difícil, mas não impossível, embora haja uma longa lista de espera. Não se aplica a filhos de divorciados, separados ou casais não casados na igreja.

O primeiro passo é solicitar ao pároco local, que deve escrever uma "carta de idoneidade" e autorizar o batismo fora da paróquia.
O pároco deve confirmar que os pais participaram do curso de preparação para o batismo e que são pessoas que participam da vida cristã e paroquial.

Os pais também devem escrever uma carta diretamente ao Pontífice, pedindo que celebre o batismo do filho e justificando o pedido.

Un battesimo celebrato da Papa Francesco nella Capela Sistina

Uma vez selecionada, a família participará de um ensaio da cerimônia alguns dias antes, sem a presença do Papa. No dia da cerimônia, será a primeira vez que os pais e o bebê encontrarão o Pontífice.
O rito ocorre na fonte batismal dentro da Capela Sistina, que representa a Árvore da Vida segurando o sol nascente entre seus ramos.
Na base, há uma pedra proveniente do rio Jordão, onde Jesus foi batizado.

Se a família não for selecionada, o Vaticano encaminhará uma resposta esclarecendo o motivo (provavelmente devido a muitos pedidos).

Reserve sua visita